Compromisso

Escrever é a nossa maneira de estar convosco, enviando missivas para vencer a distância que se interpõe entre os dois planos onde habitamos provisoriamente. Irmão, estou contigo. Irmãos, estamos convosco. Irmãos, Jesus esteja conosco nesse gesto de amor e fé.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Tríplice equilíbrio

O ser encarnado é constituído de partes distintas, entrelaçadas no vórtex da existência.

Cada uma delas tem sua função, suas necessidades e suas sensações. Referimo-nos às partes do corpo, cada qual com seu papel no concerto orgânico; tanto quanto razão, emoção e soma; tal como mente, cérebro e músculos.

Detemo-nos, entretanto, em avaliar a trindade corpo/espírito/perispírito, como estruturado didaticamente por Allan Kardec, sob as luzes do Espírito Verdade. Sendo um único indivíduo em três formas de manifestação, ou níveis de existência, cada parte tem existência e função bem definidas. Entretanto, cada um sofre ou reflete os lampejos dos outros dois, sejam esses lampejos luminosos ou obscuros.

Harmonizar o conjunto para o bem estar ecológico do ser, é meta que para ser alcançada depende da conquista do equilíbrio, ainda que parcial ou precário, de cada elemento.

Espírito, perispírito e corpo celular se interpenetram e contaminam-se mutuamente, numa dinâmica permanente que terá como resultado o desenvolvimento das potências do ser, em evolução continuada.

Gesto, 17/05/2015

Irmão Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário