Compromisso

Escrever é a nossa maneira de estar convosco, enviando missivas para vencer a distância que se interpõe entre os dois planos onde habitamos provisoriamente. Irmão, estou contigo. Irmãos, estamos convosco. Irmãos, Jesus esteja conosco nesse gesto de amor e fé.

domingo, 16 de fevereiro de 2020

O valor das coisas imateriais


Qual o valor da amizade?

Habituados que estamos à valoração das coisas materiais, frequentemente a confundimos com precificação, o que pode ser constatado quando chamamos “preço” de “valor”. Preço e valor são conceitos distintos, mesmo quando nos referimos aos bens materiais, pois um objeto de alto preço pode ter baixo valor afetivo, ou vice-versa.
Mais ainda se distinguem os referidos conceitos quando se referem a pessoas, sentimentos ou qualquer outro elemento imponderável. Qual o valor de um afeto, de uma amizade? E qual seria o seu preço, ou valor de mercado?
Dentro desse contexto a amizade é um bem que tem valor, mas não tem preço, ou seja, seu preço não pode ser estimado.
Já se disse que as coisas mais valiosas da vida são grátis. Vale lembrar que não podem ser compradas, uma coisa gratuita só pode ser adquirida por meio de uma doação, a menos que se possa produzi-la pelos próprios meios.
A amizade, sendo algo que só pode ser construída em parceria, é fruto de um processo colaborativo e, como tal, é gratuito, ou seja, é de tal modo valiosa que não tem preço, é dádiva que se dá e se recebe, ato contínuo e constante de amor compartilhado.
Lembrando ainda que o amor é Deus presente em nós e, desse modo, a amizade é Deus compartilhado.
Gesto, 22/07/2019
Irmão Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário