Compromisso

Escrever é a nossa maneira de estar convosco, enviando missivas para vencer a distância que se interpõe entre os dois planos onde habitamos provisoriamente. Irmão, estou contigo. Irmãos, estamos convosco. Irmãos, Jesus esteja conosco nesse gesto de amor e fé.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

As flores, por seus frutos

Caminhando sobre o solo do planeta,

Entre as penas e gozos consentidos,
Somos flores que sonham em ser frutos.
Somos vagens em plantas convertidos.

Já não somos o que fomos, o que seremos ainda não somos, mas trazemos em nós o que já fomos e o germe do nosso vir a ser. Carregamos em nós nosso destino, indissociável parte de nós mesmos, feito atores que fazem de si próprios o instrumento de sua obra inacabada.

Quando a flor se abre inconsequente, há uma hipótese de fruto nesse gesto. E sendo tal flor daquela espécie, o seu destino em fruto é definido. Já não se lembra a flor de que algum dia foi semente sonhando ser árvore e não vislumbra, em suas cores perfumadas, mais além do que o fruto em que vai se transformar.

Também o homem traz lembranças bem marcadas de experiências mais recentes, ignorando seu passado mais remoto. E vislumbra - da escala evolutiva - pouco à frente de onde está, sem ter idéia do porvir ilimitado.

O que podemos deduzir, com base nas etapas anteriores, é que existe uma sequência natural predefinida – como a flor, que é natural tornar-se fruto. E que seremos, cada vez, seres melhores – como já somos melhores do que fomos.

Tudo segue um plano mais extenso do que a mente é capaz de apreender. Estamos juntos nesta barca planetária, cumprindo etapa da jornada coletiva – sem atinar para onde ela nos leva – mas já capazes de saber que a um destino mais feliz.

Também, feito a flor – que se doa em cores e perfume e pretende quando fruto entregar-se inteiramente – se hoje ofertamos uma parte de nós mesmos à construção do bem comum, quando melhores formos, mais teremos de nós mesmos a ofertar.

E se flor e fruto são brotações da mesma planta, brotamos juntos de um tronco planetário, solar, galáctico, flores pendentes de um ramo da árvore da ciência do bem e do mal.

E se a planta do pomar é cultivada e preservada – em suas flores por seus frutos – também por nós alguém cultiva a planta-mãe e nos preserva. Pelos frutos, ou simplesmente porque ama as flores que nós somos.

Irmão Jardim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário